Coleção de cartazes Ernesto de Sousa
berardo cartazes lisboa

Para Ernesto de Sousa, o cartaz é um “mediador potencialmente privilegiado de comunicação entre o indivíduo e a sociedade” (Artes Gráficas, Veículo de Intimidade, 1965). Sendo assim, podemos dizer que é uma ferramenta conectora entre o íntimo e o comercial, e que dentro de um modelo de divulgação direto e de conteúdo humano, destaca-se entre as inúmeras esferas das artes gráficas.

Tendo essas ideias como ponto de partida, o artista constrói a exposição YOUR BODY IS MY BODY (O TEU CORPO É O MEU CORPO), que reúne cerca de trezentos cartazes de arte e política, coletados entre 1933 e 1988 e expostos no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, Portugal.

Ernesto de souza berardo meu estudio 01

O projeto, agora denominado Coleção de Cartazes Ernesto de Sousa e integrado ao acervo da Coleção Berardo, constitui-se como um rico e importante panorama da produção cultural das neovanguardas portuguesas e europeias. A exposição convida o expectador a caminhar pelas histórias e os percursos de Ernesto, ilustrando suas paixões e admirações através de peças gráficas multidisciplinares que ultrapassam as fronteiras do design numa viagem à imensidade do teatro, da política e até mesmo da sétima arte.

Ernesto de souza berardo meu estudio 02 Ernesto de souza berardo meu estudio 03

Para quem tiver a oportunidade de visitar o Museu, o Meu Estúdio dá a dica: o Coleção Berardo fica dentro do Centro de Cultura de Belém, um espaço incrível que reúne arte, música e gastronomia, além de um belo jardim para quem quiser descansar e curtir a paisagem em meio aos passeios turísticos que a bela cidade de Lisboa oferece.

[texto e imagens Ana Carolina Donegá]

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>