Tipografia no Museu da Língua Portuguesa
Microsoft

Com curadoria do designer e professor Henrique Nardi, a exposição Caixa de Letras fica no Museu da Língua Portuguesa até o próximo dia 25 deste mês de outubro, trazendo uma seleção de 26 tipografias de estilos e propostas diferentes: das mais conhecidas – como Helvética – até tipos brasileiros – como Pétala Pro, criada pelo designer gráfico Marconi Lima -, passando por outras famílias concebidas a partir de movimentos urbanos e populares.

Caixa de letras meu estúdio

A mostra apresenta um universo baseado em quatro diferentes formas de escrita: urbana (pichação e escrita vernácula), editorial (fontes utilizadas em jornais, revistas, livros e dicionários), sinalizações (escrita aplicada em placas de sinalização, com destaque para as diferentes fontes usadas ao longo dos anos nas placas da Avenida Paulista) e tipografias antigas (escrita produzida a partir de máquinas de impressão tipográfica e  cartazes impressos com letras de madeira).

caixa de letras 2 meu estudio

Nardi afirma que “não passa um dia sem que olhemos para letras. Elas estão nos livros, revistas, embalagens de produtos, fachadas de lojas, placas de rua e trânsito. Por costume, quase sempre assimilamos a mensagem que elas trazem sem notar suas formas”. Confira o restante da declaração AQUI.

[texto Anderson Nunes]

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>