Por trás dos rótulos das cervejas artesanais
IMG_CERVEJAS_ARTESANAIS

São muitos os fatores que diferem as cervejas artesanais daquelas produzidas em larga escala. E quando falarmos sobre os rótulos (afinal, somos designers), essas disparidades se tornam ainda mais evidentes. Enquanto as convencionais perpetuam uma linha de design sem grandes mudanças, mantendo antigos formatos e cores, as artesanais criam embalagens que revelam sofisticação e forte envolvendo artístico.

A razão  é simples: disputando espaço nas gôndolas com marcas consagradas no mercado e que contam com polposos orçamentos destinados à veiculação das mais diferentes formas de mídia ligada às massas, coube às novas marcas a destreza de não seguir a mesma estratégia, buscando uma nova e eficaz forma de diferenciação.

Além disso, como observa o ilustrador Keith Shore – responsável pela criação dos rótulos da dinamarquesa Mikkeller -, “a preocupação com a estética mostra a atenção dada à bebida”. Dessa forma, o rótulo de cada cerveja é seu maior trunfo para despertar o desejo do consumidor no ponto de venda. “Não dá para dissociar o design do produto. As cervejas precisam ter tanto qualidade estética quanto sabor e aroma”, afirma Shore.

Para nós, designers, fica o lado bom. Apreciar as belas imagens que envolvem as garrafas e o que vai dentro delas. Mais que isso, fica também a lição de como seu conteúdo pode ser potencializado por um belo visual. Um complementando o outro, nos mais diversos campos do conhecimento.

Confira alguns exemplos:

Alchimiste Hors-Série Criado por Saint-Jacques Vallée Y&R

Alchimiste Hors-Série
Criado por Saint-Jacques Vallée Y&R

 

Coppertail Brewing Co. Criado por Estúdio Spark

Coppertail Brewing Co.
Criado por Estúdio Spark

 

Mr. Smith Criado por Viewpoint

Mr. Smith
Criado por Viewpoint

 

Brooklyn Criado por Milton Glaser

Brooklyn
Criado por Milton Glaser

 

PangPang Brewery Criado por Estúdio Snask

PangPang Brewery Criado por Estúdio Snask

PangPang Brewery
Criado por Estúdio Snask

 

[texto Ana Carolina Donegá]

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>