Dominar seu conteúdo pode parecer simples
PPT

Na verdade, é mesmo. E, apesar de meio óbvio, dominar seu conteúdo é um grande diferencial na hora da sua apresentação. Por quê?

Porque, sob condições normais de pressão e temperatura, o seu ppt (ou keynote, prezi, flash, vídeo…) vai desempenhar sua respectiva função sem maiores percalços, servindo como um material de apoio eficiente para ilustrar e ressaltar pontos que precisam de mais destaque, causando um impacto positivo na sua plateia – seja ela de uma, duas, três ou até mesmo mil pessoas.

Mas – e sempre existe um ‘mas’! -, e se, por algum acaso do destino, o computador da sala de reuniões do seu cliente, por exemplo, travar e resolver que justo naquele dia não vai mais funcionar? Panes acontecem. E é por causa disso que você vai perder aquela que pode ser uma chance única?

Acontece que além do suporte técnico, a apresentação deve estar dentro da sua cabeça! Os slides são um apoio (muito valioso, sem dúvidas!) para o seu discurso. Contudo, seu desempenho pode impressionar independente do ppt.

Uma apresentação tem que estar bem fundamentada. Só assim o ouvinte entenderá a linha de raciocínio que você deseja demonstrar. Quanto maior a credibilidade de sua pesquisa, maior será a atenção dos ouvintes. Sem contar que você terá maior segurança para responder aos eventuais questionamentos levantados.

E se, apesar de tudo isso, o resultado não for o esperado?

Não desanime. Em primeiro lugar, é bom diferenciar uma má apresentação de uma expectativa exagerada sobre o seu desempenho. No mais, de apresentação em apresentação é que se adquire a maturidade necessária para perceber que o fantasma não era tão feio quanto parecia ser 😉

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>